Black Friday

A Black Friday faz sentido para a sua marca?

Será que a Black Friday faz sentido para a sua marca?

Hoje é a famosa Black Friday, o maior dia de vendas por impulso do ano. E, como é claro, a sua marca vai fazer campanha… Ou não!

Nem sempre é benéfico para uma marca (e repare que não estamos a falar de meros negócios, mas sim de marcas) aderir ao Black Friday, oferecendo descontos aos seus clientes.

Um simples exemplo são as marcas sustentáveis. A Black Friday, por mais que seja amada pelos marketers, é um dia (semana, ou mês) de incentivo à compra desmedida e impulsiva. Conceitos que são tudo excepto o que a sustentabilidade defende.

Então, se a sua marca se preza por ser sustentável, a adesão à Black Friday poderá causar desconfiança no seu público-alvo. E tudo o que não queremos é uma simples campanha que tem como objetivo trazer novos clientes, nos faça perder os que já temos.

Outro exemplo são as marcas premium. Por mais que este exemplo já tenha vindo a ser desmistificado por algumas marcas de luxo, a Black Friday pode trazer pensamentos de “afinal este produto não é assim tão bom para ter de o comprar pelo preço total” – mais uma vez pode gerar desconfiança.

Por isso, antes de criar impulsivamente uma campanha de Black Friday para a sua marca, olhe de novo para a sua identidade e posicionamento, e olhe para o seu público-alvo: “é assim que o vai conquistar?”.

Lembre-se: o objetivo de uma marca não é vender, isso é apenas uma consequência.

Não é tempo perdido, é tempo investido.

Subscreva a newsletter do nosso blog.