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A sua loja online pode vender mais este Natal. Sabe como?

Num mundo onde o número de compradores online continua a crescer exponencialmente a cada dia, parece quase absurdo dispensar a criação de uma loja online para o seu negócio.

Mas vamos por partes, começando pelo básico.

O que é uma loja online?

Como sabe, uma loja online designa um espaço na Internet onde os consumidores podem adquirir produtos sem se dirigirem a uma loja física. Ou seja, é uma página online que utiliza um software de gestão de pedidos para vender os seus produtos.

Numa loja virtual, todo o processo de aquisição de produto é feito através da Internet: escolha do produto/serviço, escolha do tipo de pagamento, pagamento, etc.

Então, mas porque é que precisa de ter uma loja online?

Antes de mais,  porque as lojas online são consideradas um dos principais canais de venda do e-commerce (o conjunto de negócios que estruturam o seu processo de venda e compra através da Internet).

Dito isto, também existem outros canais de comércio eletrónico, como os Marketplaces (ex.: Amazon e Airbnb). No entanto, quando se trata de Google Ads ou redes sociais, não estamos a falar de canais de vendas diretas – estes são considerados meios de divulgação, que têm como objetivo levar os utilizadores para o seu website.

Esclarecido este facto, que muitas vezes gera alguma confusão, vamos colocar uma situação hipotética em cima da mesa. 

Digamos que alguém tem um pequeno negócio local, onde vende compotas caseiras numa loja que, curiosamente (ou não), apresenta bastante sucesso. Estamos a medir este sucesso na medida em que o dono consegue, através deste negócio, lucrar o suficiente para sustentar as suas necessidades, pequenos luxos, e reinvestir uma percentagem no negócio.

É inevitável questionarmo-nos: se tudo está a correr bem, e o negócio se encontra estável, para quê investir agora numa loja online? Afinal de contas, criar um espaço na Internet é sempre dispendioso.

Ora, não precisa de o fazer. Principalmente se o fizer antes de estudar e perceber o mercado, a concorrência, o público-alvo, as tendências… E principalmente, se o fizer antes de estar disposto a investir tempo, dinheiro e atenção numa loja online de qualidade acompanhada da  comunicação adequada.

Suponhamos contudo, que está a par destes pontos e que os pilares do negócio estão bem assentes. Nesse caso, uma loja online permite:

  • Chegar a novos públicos, nomeadamente pessoas que não tenham acesso à loja física, ou que não possam comprar no horário em que está aberta.
  • Perceber quem são as pessoas interessadas nos seus produtos, em que dispositivo compram, etc. Estes dados podem ajudá-lo a adaptar a forma como comunica com o seu público.
  • Criar maior notoriedade para a sua marca.
  • E, claro, vender mais (por mais que digamos que o objetivo do Marketing não é vender, sem vendas não há empresa).

Certo, ter uma loja online pode ajudar a vender mais, mas e se eu quiser vender AINDA mais?

Claro que a criação de uma loja virtual não deve ser vista de uma forma isolada. Mas sim como uma continuação de uma estratégia. Dificilmente será a solução milagrosa para se tornar numa Apple ou numa Coca-Cola.

No entanto, numa altura em que nos aproximamos da melhor época de vendas para quase todos os negócios, é essencial que a sua loja esteja pronta para um maior volume de encomendas. Como tal, existem algumas estratégias de otimização que pode adotar, tendo em mente o aumento das vendas.

Descreva o seu produto – de uma forma simples, atrativa e eficaz

É verdade, uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas há palavras que conferem aquele brilho extra de credibilidade ao produto. É importante que a descrição coloque o consumidor no centro da ação.

Entregas rápidas e baratas – sem hesitações.

Este ponto ganha ainda mais relevância na temporada festiva que se aproxima. Os consumidores querem ter a certeza que as prendas encomendadas chegam a tempo do Natal, sem terem de se preocupar com as mesmas 1 mês antes da data. Mas, mais importante do que tudo é garantir que o seu produto não vai ter atrasos na entrega e chega dentro do tempo estimado, para que não perca a confiança dos seus clientes.

Mais uma voltinha, sem mais moedinha

Quem é que não gosta de descontos? Até os consumidores com alto poder de compra se sentem mais motivados a adquirir um produto se tiver um desconto ou uma oferta. Principalmente no Natal, quando a decisão de compra dos consumidores não depende exclusivamente do preço, um valor mais baixo ou algumas ofertas podem encorajar uma compra maior.

Sugestão: 10% de desconto para subscrição da newsletter.

Uma devolução gratuita e sem pressas

Quantas vezes já comprou um produto online, descobriu que não acertou no tamanho ou que não era o que imaginava, e teve que pagar para o devolver? Quantas vezes nem foi a tempo de devolver porque já tinha passado o prazo? Seguramente não foram situações que gostasse de voltar a experienciar.

Para que o seu cliente tenha a melhor experiência de sempre, é também importante oferecer conforto no pós-compra. Por isso, ofereça a devolução e não estipule prazos demasiado curtos.

Não é apenas um negócio, é uma marca

Tudo bem que vender é bom, mas para que o seu negócio cresça ele precisa de ser mais do que isso – precisa de ser uma marca que aporta valor! Invista na criação da sua identidade e posicionamento, invista na notoriedade e alcance da sua marca.

Portanto…

Não existe uma fórmula mágica one-size-fits-all. O essencial é colocar sempre como prioridade o consumidor. Ouça os seus pedidos, faça-o sentir-se ouvido e compreendido.

E lembre-se, a Miligram está aqui para ajudar neste processo. Não espere por amanhã, contacte-nos hoje e venda mais este Natal!

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Não é tempo perdido, é tempo investido.

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