fbpx

QR codes e Marketing: melhores amigos?

Os QR codes ganharam uma nova predominância com a chegada da pandemia. Os restaurantes e bares adotaram esta tecnologia para partilharem, de forma segura, os seus menus com os clientes. Os clientes usaram (e continuam a usar) estes códigos para pagar a conta de forma segura. Os espaços de eventos e hotéis usaram QR codes para facilitar os check-in, etc…

Tudo indica que esta tecnologia poderá vir a ser uma ferramenta essencial no dia a dia de um Marketeer daqui para a frente. Hoje vamos explicar porquê!

O que são QR codes?

QR code significa “quick response code”. Em português, a tradução à letra seria algo como “código de resposta rápida”.

Estes códigos são, essencialmente, uma versão bidimensional dos códigos de barras, porque conseguem transmitir uma grande quantidade de informação num espaço de tempo muito curto.

Os QR codes podem armazenar até 7089 dígitos e até 4296 caracteres, e também podem codificar palavras e frases como endereços de internet. E para os digitalizar, para quem tem modelos mais modernos de smartphones, basta apontar a câmara do telemóvel para um código para ser lido automaticamente. No entanto, em telemóveis que não tenham esta funcionalidade, basta instalar uma das imensas aplicações que servem este propósito.

Como funcionam?

A junção aparentemente aleatória de quadrados pretos em fundo branco é bastante confusa para quem não percebe o que significa ou como funciona. Vamos esclarecer como funcionam estes códigos:

Cada quadrado presente num QR code é na verdade um marcador que tem uma função essencial nas propriedades de partilha de informação do código. Existem, então, vários tipos de marcadores, cada um com uma função diferente.

Marcadores de deteção de posicionamento
Estes estão localizados em 3 cantos de cada QR code e servem para o dispositivo que está a digitalizar identificar a presença de um QR code e qual é a sua orientação.
Marcadores de alinhamento
Estes ajudam a endireitar os QR codes que são desenhados em superfícies curvas. Quanto mais informação um código armazena, maiores serão os marcadores de alinhamento.
Padrão de tempo
Estes são os módulos alternados entre preto e branco, e têm o objetivo de ajudar o scanner a determinar o quão grande é a matriz de dados.
Informação sobre a versão
Estes marcadores identificam que tipo de QR code está a ser digitalizado, sendo que existem 40 versões diferentes.
Informação sobre o formato
Os padrões de formato contêm informação sobre a tolerância ao erro e o padrão de máscara de dados tornam a leitura do código mais fácil.
Chaves de dados e de correção de erros
É aqui que todos os dados são armazenados, partilhando o espaço com a correção de erros (que bloqueia a possibilidade de 30% do código ser danificado).
Espaço vazio
Esta zona de um QR code é essencial porque permite distinguir o código de tudo o que está à volta.

QR codes no Marketing

A adoção de QR codes veio revolucionar o Marketing. Apesar de ser algo já convencional em vários países asiáticos, onde comumente se utilizam estes códigos para fazer pagamentos, no mundo ocidental foi apenas a partir de 2017 que os QR codes tiveram um boost.

Foi em 2017 que a Apple lançou uma atualização que permitia fazer scan de QR codes através da aplicação da câmara normal. Com este update, apesar de antes a digitalização de um código QR requerer apenas a instalação de uma aplicação específica, esta tecnologia passou a ser um grande diamante em bruto.

A era pandémica que vivemos acelerou o uso de QR codes no Marketing, e existem ainda imensas possibilidades para o futuro desta aliança.

Fonte: QR code Tiger

Então, que propósito servem os QR codes no Marketing? 

Permitem criar ligações diretas com os consumidores, obter dados primários, e adicionar rastreamento a canais de publicidade tradicionais.

De que forma podemos utilizar QR codes no Marketing?

CTAs mais claros

Os QR codes podem ser incluídos em brochuras, montras, menus, cartões de visita, embalagens, etc. No entanto, é extremamente importante que estes códigos venham acompanhados de instruções claras sobre porque é que aquele código está ali, e também que sejam apelativos visualmente.

Um quadrado preto e branco não é propriamente o elemento de design mais apelativo. E sem uma pista de para onde aquele QR code levará, este será tudo menos um CTA.

A Zara, em 2019, criou um ótimo exemplo nas suas montras: apelativo e claro.

Fonte
Páginas de destino personalizadas

Com QR codes há a possibilidade de, digitalizando o mesmo QR code, levar o utilizador a páginas de destino diferentes, dependendo de múltiplas variáveis, como a localização, a hora do dia, ou o dia da semana.

Por exemplo, um restaurante poderia utilizar esta tecnologia para, com o mesmo QR code, apresentar um menu de almoço à hora de almoço e um de jantar a partir de, digamos, as 6  da tarde.

Com estes QR codes dinâmicos, é mais simples criar uma ligação forte com os consumidores.

Rastreamento

A monitorização de métricas de desempenho são cruciais para o sucesso e progressão de campanhas de Marketing. Os QR codes permitem rastrear o número de vezes que certo QR code foi digitalizado.

Com as ferramentas certas é também possível saber quais foram os dispositivos que digitalizaram o código em questão. Através desses dados, é possível passar campanhas nesse dispositivo quando o dono acessar ao Facebook ou Google.

Exemplos

Amazon
Fonte

A Amazon usou os QR codes em conjunto a Realidade Aumentada para criar uma forma de entretenimento e reutilização das caixas da marca.

Neste caso, o consumidor desenhava uma cara na abóbora da caixa e, ao digitalizar o QR code ao lado, a abóbora ganhava vida no ecrã do utilizador.

Diesel
Fonte

A Diesel começou a imprimir QR codes nas etiquetas das suas calças de ganga, como forma de autenticação. O consumidor, ao digitalizar o código, é informado sobre a autenticidade das calças em questão.

Conclusão

Os QR codes são uma ponte entre o mundo físico e o digital, e devem ser vistos como uma oportunidade gigante para conectar ainda mais estes dois mundos.

Com uma ampla variedade de usos possíveis, os QR codes podem ser a cereja no topo do bolo que faltava na sua próxima campanha.

Está com dúvidas sobre como aplicar QR codes nas suas campanhas e estratégia de Marketing? Entre em contacto, gostávamos de ajudar! 😉

Não é tempo perdido, é tempo investido.

Subscreva a newsletter do nosso blog.