Aumente as vendas com WhatsApp

Aumente as vendas com WhatsApp

Março 7, 2018

Quem é que não tem esta aplicação no seu telemóvel? É difícil encontrar um smartphone sem esta app. Existem 1.200 milhões de usuários em todo o mundo, segundo a última sondagem Eurobarómetro da União Europeia.

Não há dúvidas de que esta app se pode converter num verdadeiro aliado para a sua empresa. Não só pela troca de mensagens com os seus clientes, mas sim pelas múltiplas funcionalidades que oferece na atualidade. Serviços que permitem às empresas promover os seus produtos e, portanto, vender mais.

Só pelo número de pessoas a que chega, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para a estratégia de negócio de uma empresa. Ao apoiar-se nesta app, pode melhorar o marketing e a comunicação da sua marca com os seus clientes. A atenção pode ser mais personalizada, rápida e directa.

Para inserir com sucesso esta ferramenta num site corporativo, é preciso ter atenção aos seguintes aspectos:

Estabelecer o contacto

É fundamental que uma empresa facilite um número de telefone o um formulário no seu site. Os clientes devem ter à sua disposição todas as possibilidades para contactar com a companhia. Inserir WhatsApp dará um plus na experiência que os usuários têm sobre uma marca. De forma que quando uma pessoa esteja interessada nos produtos de uma empresa possa resolver todas as suas dúvidas desde o lugar onde está a ver o catálogo. Inclusivamente poderá realizar a compra final.

Atenção ao cliente

O responsável de uma empresa deve pensar que uma boa atenção ao cliente se pode transformar numa compra. Não é a mesma coisa dar uma resposta em 48h que em 24h. Quanto mais tempo se demore a responder, o cliente pode navegar por mais páginas e, portanto, decidir-se por outras marcas.

Administração da app

Nas pequenas e médias empresas é difícil ter uma pessoa dedicada exclusivamente à gestão desta plataforma. Por isso, é importante definir umas horas de contacto para evitar falsas expectativas. Aconselha-se esclarecer no site os dias e as horas que estará ativo o serviço. Inclusivamente pode-se indicar o tempo máximo e mínimo de espera. Por exemplo, especificar que em menos de meia hora o cliente receberá uma resposta. Outro aspecto fundamental é que o número de telefone habilitado seja da empresa e não pessoal. Neste caso, o empresário ou o empregado que tenha esse contacto corre o risco de ser saturado por centenas de mensagens. Além disso, se o serviço não for bem prestado, a empresa corre o risco de perder seriedade.

Documentos

Uma das grandes vantagens desta app em relação a outras é a possibilidade de anexar arquivos. Isto facilita a atenção ao cliente. Por exemplo, se um usuário teve problemas com uma compra, pode enviar numa conversa de WhatsApp a fatura ou as imagens do produto que recebeu em mau estado.

Preço

Os custos deste serviço são praticamente nulos. Normalmente, o telemóvel de qualquer empresa é um smartphone, pelo que é fácil descarregar o WhatsApp que é gratuito. O único investimento que terá de fazer é no tempo que gastam os empregados na gestão da app. Para usar esta plataforma e melhorar o atendimento, não basta ver as mensagens ao fim do dia. É fundamental responder imediatamente.

Segurança

WhatsApp não supõe um risco extra para o seu negócio. O importante é cumprir com as normas clássicas de cibersegurança para evitar ataques de qualquer tipo. Para tranquilidade das empresas, esta app envia as mensagens encriptadas.

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