Inteligência Artificial.
Leu estas duas palavras e pensou em robôs? Não está errado, mas também não está completamente certo.
A Inteligência Artificial (IA) é a habilidade de simular o pensamento e a inteligência de um humano, através de um mecanismo ou software. Gradualmente a IA está a assumir um papel cada vez mais importante nas nossas vidas, e começa a ser difícil de ignorar.
Costuma usar GPS? A IA é a responsável por lhe dar a opção de escolher uma rota alternativa mais rápida, quando há previsão de trânsito parado noutros traçados. E esta é apenas uma das imensas aplicações da Inteligência Artificial no nosso dia-a-dia.
Mas iremos focar-nos no digital!
Inteligência Artificial na web
A Inteligência Artificial é cada vez mais presente no mundo do Marketing Digital, apresentando excelentes resultados na melhoria da relação com o consumidor e na recolha de informação.
No geral, há duas formas de usar a Inteligência Artificial para melhorar os seus resultados no âmbito do Marketing Digital:
- A primeira é interna: Os profissionais de Marketing usam a IA para, por exemplo, desenvolver perfis de clientes e prever a procura dos mesmos;
- A outra é voltada para o cliente: A Inteligência Artificial é usada para melhorar a experiência do consumidor, levando a um aumento de compras e do número de clientes fidelizados.
Segundo um estudo da Capgemini, 3 em cada 4 organizações que implementaram Inteligência Artificial aumentaram a venda de novos produtos e serviços em cerca de 10%.
Dada a capacidade da Inteligência Artificial para recolher dados, analisá-los, aplicá-los e reagir a esses mesmos dados, torna-se evidente que está a transformar o Marketing Digital, e que ainda tem um longo percurso para percorrer.
Como é que a Inteligência Artificial está a revolucionar o Marketing Digital?
Na recolha de dados e análise dos mesmos
Através de dados dos clientes obtidos nas várias plataformas a que os mesmos acedem, a IA é capaz de criar fundamentos sobre as necessidades dos clientes, para que as empresas consigam de seguida criar a melhor estratégia de Marketing.
Qualquer informação comportamental sobre clientes será alvo de análise pela Inteligência Artificial. Todas estas informações recolhidas vão depois contribuir para o trabalho dos marketeers que poderão adaptar a IA utilizada para aumentar as vendas.
Quais são, então, algumas aplicações da IA no Marketing Digital?
- Chatbots
Em comparação com o atendimento ao cliente manual, os chatbots apresentam inúmeros benefícios.
Ao contrário do atendimento tradicional “one-to-one”, os chatbots podem fazer um atendimento “one-to-many”, sendo mais eficientes e atendendo vários clientes ao mesmo tempo.
Por último, os chatbots, contrariamente às pessoas, não precisam de descansar, ou seja, podem prestar apoio a clientes fora de horas e em fusos horários diferentes.
No entanto, podem também ter efeitos negativos. O facto de ser percetível quando estamos a conversar com um robot invés de uma pessoa real, pode desumanizar a marca. Esta desumanização cria uma barreira à ligação emocional que se deseja criar com o utilizador.
- Email Marketing
A Inteligência Artificial ajuda a personalizar as campanhas de Email Marketing de acordo com as preferências do consumidor. Isto permite que o cliente receba e-mails personalizados desde o assunto até à sugestão de produtos e à mensagem em si.
Com a IA, a tarefa de analisar o desempenho das campanhas de Email Marketing também se simplifica, dando espaço para que os profissionais de Marketing consigam otimizar estas campanhas de forma mais rápida e eficiente, se necessário.
- Publicidade Digital
Claramente uma das áreas de maior sucesso da Inteligência Artificial – as plataformas usam as informações e os dados dos utilizadores para publicitar produtos ou serviços que se adequam aos interesses dos mesmos.
Com a IA, os marketeers conseguem identificar tendências e até prevê-las, para depois tomarem decisões estratégicas com vista à definição de orçamentos e ao melhor alocamento do investimento.
- Conteúdo
A Inteligência Artificial permite que haja uma melhor noção de qual o conteúdo mais eficiente para o público-alvo. Assim, são criados e partilhados com os consumidores conteúdos relevantes para as suas necessidades e interesses.
No âmbito do conteúdo, a Inteligência Artificial também é usada para filtrar conteúdo para recomendação. Por exemplo, com base nas visualizações do utilizador, o YouTube sugere outros vídeos com conteúdos semelhantes, que, se bem-sucedido, irão aumentar o tempo que ele passa na plataforma.
Como é que as marcas podem beneficiar da Inteligência Artificial nas suas lojas virtuais?
A Inteligência Artificial é capaz de, dentro de uma loja virtual, fazer com que o cliente percorra o caminho desenhado pelo funil de compras.
Consideremos o tradicional funil de compras:
1. O utilizador entra na loja virtual porque está a considerar comprar um livro de fantasia – Atenção
2. O utilizador procura Harry Potter e são-lhe sugeridos outros livros de fantasia semelhantes, tornando-o interessado na aquisição de mais do que um livro, adicionando-os ao carrinho – Interesse
3. O assistente virtual envia uma mensagem a questionar se o utilizador tem dúvidas sobre como comprar os livros no seu carrinho, criando uma ligação emocional com o utilizador – Relação
4. O utilizador compra os livros e torna-se um cliente – Conversão.
Conclusão
A Inteligência Artificial tem muitas aplicações no digital, e, por conseguinte, muitos benefícios.
Como vimos a perceber, é cada vez mais acessível, pelo que a sua marca, provavelmente, direta ou indiretamente, já está a beneficiar desta tecnologia. A IA tem uma grande influência no consumidor, pelo que, se aplicada corretamente, poderá fazer a sua marca crescer – alcançando novos consumidores e fidelizando-os!