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A importância do storytelling no Branding

Contar uma história parece algo simplório dito num contexto social, sem importância. Mas é algo de extrema relevância no Branding!

Todos temos e tudo tem uma história. Sem esta, o que seria das conversas de café? O que seria da nossa personalidade? Exatamente, nada!

Então, como quando falamos em branding falamos da personalidade de uma marca, fica evidente que esta tem de ter uma história por trás!

O que é o Brand Storytelling?

É uma estratégia de Marketing que tem como objetivo unir os consumidores a uma marca através de uma narrativa, com o foco na demonstração de valores e gostos que têm em comum. Portanto, trata-se principalmente de estabelecer uma relação entre quem conta a história e quem a ouve ou lê (ou sente).

Cada vez mais os consumidores são exigentes, principalmente as gerações mais jovens. Esta audiência é estimulada por conexões pessoais que cria com as marcas! Então, contar histórias é uma componente essencial para despertar emoções no público.

Porque é que deve começar a dedicar-se ao storytelling?

Está cientificamente provado que histórias estimulam a atividade cerebral. Não é por acaso que muitos oradores de eventos internacionais começam os seus discursos ou palestras com simples histórias do seu dia-a-dia. Porque captam a atenção da audiência!

Com as marcas, é relativamente semelhante. A Disney não vende parques temáticos ou filmes; ela vende-nos felicidade em família, o que, claramente, atrai muito mais público.

Então, storytelling no branding terá dois grandes efeitos na sua marca se o fizer corretamente:

  1. Destaque-se, seja inesquecível!

O mercado está carregado de marcas que lutam para que o seu conteúdo tenha por vezes só 2 segundos de atenção dos consumidores. É fácil de perceber que não basta que o seu produto ou serviço seja ótimo para conseguir vender e ter engagement.

Então, Brand Storytelling trata de saber como falar com a sua audiência e, por conseguinte, conseguir a sua atenção.

Ao contrário dos demais, em vez de despejar factos, números, estatísticas e testemunhos para o seu público, com o storytelling estará a embrulhar todas as suas mensagens e conteúdo numa história e num conceito que tocam as pessoas. A sua marca poderá ser 22 vezes mais memorável do que um facto comum.


2. Crie uma comunidade leal em vez de clientes

É tanto mais do que apenas um produto ou um serviço! São emoções e valores que os seus consumidores têm em comum.

O storytelling tem esta função: a de fazer as pessoas verem a sua marca não como a criadora de um produto ou serviço, mas como a geradora de sentimentos que elas querem sentir.

Criam-se então laços de confiança entre o consumidor e a empresa. Laços estes que estabelecem não compradores, mas sim clientes leais e uma comunidade!

Como criar uma estratégia de brand storytelling sucedida?

  1. Foco nas necessidades do público-alvo

É essencial que adapte a sua história ao que a sua audiência quer ouvir, e ao que ela precisa.

  1. Faça estas 6 perguntas.
  • Qual é a sua razão de ser?
  • Qual é a sua história?
  • Quais são as suas personagens principais? (A personagem principal da sua história não é a sua marca, mas sim o consumidor! A marca é o guia da história)
  • Qual é a sua missão corporativa?
  • Como é que você falhou?
  • Onde estão as suas lacunas?
  1. Atenção às tendências

Não é novidade nenhuma que as tendências têm um impacto colossal nos consumidores. Conseguir alinhar a personalidade da sua marca com as tendências da atualidade é extremamente relevante para um bom storytelling.

  1. Comece a sua história com algo que prenda

Uma pergunta ou um problema com o qual o consumidor se relaciona é uma ótima forma de começar a sua história.

  1. Seja autêntico

Uma boa história tem de ser autêntica. Por mais que a imaginação seja um fator crucial para tornar a história o mais apelativa possível, ela tem que ser transparente e coerente em todos os tipos de conteúdo.

Conclusão

A sua história pode ter um impacto desmedido na sua marca.É graças ao storytelling que marcas como Nike, Disney, Guinness e Coca-Cola chegaram onde estão hoje e são reconhecidas mais pela sua história e personalidade do que pelos produtos ou serviços que oferecem.

Porque uma história autêntica é fácil de perceber e reconhecer, qualquer que seja o produto que se está a tentar vender.

Está pronto para escrever a sua história? Não tenha medo de pedir ajuda, contacte-nos e vamos destacar a sua marca!

Fontes gerais:

https://marketinginsidergroup.com/strategy/brand-storytelling-defined/

https://www.askattest.com/blog/marketing/12-top-storytelling-marketing-examples

https://insights.sternstrategy.com/brand-storytelling-powerful-marketing/

https://www.nytimes.com/2012/03/18/opinion/sunday/the-neuroscience-of-your-brain-on-fiction.html

https://www.quantified.ai/blog/storytelling-22-times-more-memorable

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