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A imperfeição das marcas perfeitas

O objetivo da perfeição é e será sempre um desejo final de pessoas, empresas ou marcas. Eu vejo a imperfeição das marcas e das pessoas como elemento essencial da sua perfeição. É a imperfeição que nos faz diferentes na procura constante de algo duradouro que nos conte uma história apaixonante que nos prende ao seu enredo.

Quando gerimos uma Marca também a identificamos com pessoas imperfeitas que as vão seguir, admirar, criticar, amar ou detestar. É essa procura quase louca por ser melhor que nos faz crescer e que descobre a cada destino uma nova meta.

A ligação que estabelecemos com uma Marca é umbilical e vivemos as suas decisões que nos envolvem e causam diferentes sensações. E é isso mesmo a definição de Marca para mim: algo que já não pertence a quem a desenvolveu e que a comunidade tem como sua.

Um dos últimos casos que tanto tem dado que falar nas redes sociais respeita ao caso APPLE e a sua respostas aos seus competidores mais diretos. Será que deixou de ser quem cria as regras para seguir as de outros?

Tão legitimo é dar a nossa opinião será compreende as decisões de quem a lidera. A APPLE criou uma categoria com o Iphone mas criar acaba sempre por ser o mais fácil do complexo processo de gestão de uma Marca. Manter o seu espaço protegido e continuar a ser um líder exige muito mais que um novo produto e bem nos lembramos do caso da Nokia.

A APPLE decidiu responder. Os seus seguidores que compram a sua inovação e arrojo perdem a sua ligação emocional. Quem gere a marca pensa que só desta forma impedirá outros de se apoderem da sua categoria. O que faria se a sua diferença técnica não fosse já suficiente para manter a concorrência à distância e que o serviço padecesse do mesmo? Nada fácil de decidir.

Os seguidores da APPLE não se regem por só por tecnologias mas sim pela forma como interagem com os equipamentos e suas app. O seu mantra deriva muito do seu líder Steve Jobs que nos prova que uma pessoa faz muita diferença por mais que a organização seja numerosa. Porque as Marcas são derivações do ADN imutável de quem as cria e dos contributos de melhoria que a comunidade que os segue e ama.

A APPLE deve continuar com a sua paixão desmedida pelo produto, pelo focus no cliente, pela procura daquilo que é único, mas isso parece que já não basta. A obsessão pela excelência ligada a um carisma marcante diz-nos muito do ADN de uma Marca quando associada a uma pessoa. Steve Jobs não era só uma referência de excelência para o mercado, mas também para todos os que colaboram com a Apple.

Eu acredito que existem pessoas insubstituíveis porque o seu carácter, excelência e evolução é constante mesmo com as suas imperfeições muitas vezes proporcionais à sua grandeza.

As marcas perfeitas são imperfeitas por natureza pois é essa procura incessante que as faz mais do que diferentes, memoráveis!

Stay Hungry. Stay Foolish

Ricardo Mena
Dean IPAM Porto

Não é tempo perdido, é tempo investido.

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